Labelt


LABORATÓRIO DE ENSAIOS EM LUBRIFICANTES, COMBUSTÍVEIS E MATERIAIS DE REFERÊNCIA

Clique aqui e confira imagens de nosso laboratório

CONTATO:
FONE: (14) 3269-3966 / 3269-3967

E-MAIL: labelt@sp.senai.br 

LUBRIFICANTES 

Por meio de ferramentas de apoio à gestão de manutenção, o Laboratório de Ensaios em Lubrificantes, Combustíveis e Materiais de Referência vem auxiliando inúmeras empresas a conquistarem seus objetivos dentro do setor de produção, garantindo, entre outros aspectos, a competitividade. Há muito se sabe que a manutenção consome 50% dos orçamentos operacionais de uma indústria. As causas são o desgaste natural das peças, pessoal destreinado ou negligente, lubrificação inadequada e falta de pequenos reparos antes de aparecerem danos maiores. 
Utilizando-se a manutenção preditiva, é possível avaliar, com uma série de técnicas analíticas, onde e quando surgem os problemas, o que permite uma programação antecipada e evita sérios problemas futuros. A análise de óleo tem como objetivo a obtenção de dados que permitam avaliar o desempenho do lubrificante e do equipamento e hoje é uma ferramenta indispensável à manutenção preventiva/preditiva. 

Para que a análise seja eficaz como instrumento de manutenção preventiva, é extremamente importante: 

  • Priorizar equipamentos;
  • Definir ensaios;
  • Determinar periodicidade;
  • Coletar amostras com critérios;
  • Realizar feed-back entre as partes envolvidas, checando-se os índices de satisfação do cliente.


A análise de lubrificantes acontece em áreas distintas: 

  • Automotiva: motores, transmissões, diferenciais, comandos finais e hidráulicos;
  • Industrial: redutores, compressores, turbinas, sistemas hidráulicos, óleos isolantes e outros elementos de máquinas;
  • Aeronáutica: Em função do sistema da qualidade assegurada através da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, o Laboratório tem todas as condições de atender aos requisitos exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, estando também em conformidade com o IAC 3129/99. 

 

COMBUSTÍVEIS

O laboratório possui um forte atuação no setor de combustível para dar suporte ao setor produtivo referente a qualidade produto, um produto de má qualidade poderá afetar o rendimento dos veículos, bem como o aumento de manutenções inesperadas, Auxiliando o mercado com  as necessidades e tendências perante as analises em seu combustível. Nosso país já tem a vanguarda do álcool hidratado como combustível, bem como o GNV,  analises em      bio-combustível e os motores "flex-power".
A avaliação do desempenho funcional de motores do ciclo diesel alimentados com biodiesel, ou misturas diesel-biodiesel, é uma ação necessária e estratégica para dar suporte ao Programa Nacional da Produção e Uso do Biodiesel, principalmente durante a fase de introdução desses novos combustíveis no mercado brasileiro. 

 

 MATERIAL DE REFERÊNCIA 

O Labelt produz, baseando-se na Norma DIN 51360 - parte 2, o cavaco padrão FOFO, material de referência para realização do ensaio de determinação das propriedades anticorrosivas de lubrificantes de refrigeração miscíveis à água.
Este ensaio tem como finalidade, determinar as propriedades inibidoras da corrosão de lubrificantes proporcionando a seus usuários o controle total da qualidade do fluido utilizado nas máquinas operatrizes, evitando assim a deterioração de peças e ferramentas. O material de referencia passa por um processo de extração para obtenção do cavaco que é lavado em acetona, secado em estufa até 40°C para sua pesagem em embalagens de 2g prontos para realização do ensaio e comercialização de acordo com a norma.

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar